O encontro reuniu membros dos Grupos de Estudos para Catalogação e Atualização dos Requisitos (GE-ATURE) associados aos Produtos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (PCEA).
Essa reunião teve como objetivo discutir os requisitos mínimos de avaliação de conformidade (AC) dos equipamentos e sistemas das seguintes categorias: Central de Áudio, T.I. Operacional (TARIS), ADS-B, Sistemas Elétricos e Estruturas Metálicas, todas de aplicação na infraestrutura de Controle do Espaço Aéreo nacional.
A abertura do evento contou com o Adjunto da Divisão Técnica do CRCEA-SE, o Ten Cel Esp COM José Antonio GAMA Júnior, que recepcionou os participantes e agradeceu a presença de todos. Na sequência, o Coordenador Geral dos GE-ATURE, o Coronel Aviador R/1 CLÁUDIO Luis Rocha Carneiro, deu início aos trabalhos e enfatizou a importância destes encontros para o desenvolvimento e contínua atualização das atividades de AC, coordenadas pelo ICEA e em consonância com as diretrizes do Subdepartamento Técnico do DECEA.
Ao longo do evento, especialistas nas áreas de TIOP, telecomunicações aeronáuticas, sistemas de vigilância, elétrica e estruturas metálicas consultaram vasta documentação técnica, nacional e internacional, com o objetivo de identificar os requisitos primordiais a serem empregados no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), considerando as generalidades e as especificidades de cada PCEA.
O coordenador do evento ÁGORA, Major Engenheiro Leandro de Oliveira PEIXOTO, destacou a dedicação, o profissionalismo e a experiência dos técnicos das diversas organizações e empresas presentes para o sucesso na elaboração e revisão das Bases Mínimas de Requisitos de Avaliação da Conformidade (BRAC-M) e das Bases Normativas de Referência (BNR) propostas.
O evento contou com a participação de representantes do DECEA, ICEA, PAME-RJ, Órgãos Regionais, 2º/1º GCC e também representantes das empresas IACIT, SITTI, MWM e Legrand.
Por fim, o Coronel Aviador R/1 CLÁUDIO, ressaltou a importância dos trabalhos e dos requisitos produzidos, fins de proporcionar o desenvolvimento da garantia da qualidade e da segurança dos PCEA no SISCEAB, assegurando, desta forma, a continuidade, a integridade, a disponibilidade, a confiabilidade e a excelência dos equipamentos e serviços prestados à navegação aérea nacional.