ICEA e a Validação de Metodologia de Ensaios no SISCEAB

Publicado por: lacerdarllal |  18 de Novembro de 2025 às 11:49

A Divisão de Conformidade do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), concluiu com sucesso a campanha de desenvolvimento e validação das metodologias de ensaios de Avaliação de Conformidade (AC) para as Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) utilizadas no SISCEAB. A missão, realizada no Laboratório Especializado em Eletrônica, Calibração e Ensaios (LABELO) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ocorreu em duas etapas intensivas, de 06 a 10 e de 19 a 31 de outubro de 2025.

O principal objetivo dessa iniciativa foi validar as metodologias de ensaio de AC para os diversos requisitos críticos das EMS do SISCEAB, sistemas essenciais para a infraestrutura de suporte ao controle do espaço aéreo brasileiro. Como Organismo de Avaliação de Conformidade, designado pelo DECEA, o ICEA é responsável por assegurar que esses equipamentos atendam aos mais rigorosos padrões técnicos e operacionais.
Essa campanha é um passo fundamental para os Processos de Avaliação da Conformidade, garantindo que os futuros ensaios de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (PCEA) similares sejam realizados de forma robusta, rastreável e em conformidade com as normas nacionais e internacionais.
A equipe multidisciplinar que conduziu essa missão contou com a expertise do Major Eng Leandro de Oliveira Peixoto, coordenador da campanha; dos engenheiros do LABELO/PUC-RS: Magnus La Porta e Talles Feijó; dos representantes do ICEA: Eng Emanuel José Peloso de Morais e Consultores Rogério Lacerda e Leonardo Marquez Pantuzza Silva; do CINDACTA II: Sargentos Marina de Oliveira Lopes e Brendo Jefferson dos Santos e Civil Mateus Lovatel Matias; do PAME-RJ: Sgt Fabio Cardoso Soares da Silva.

 

Para o Major Peixoto, Adjunto da Divisão de Conformidade do ICEA, "a obtenção e padronização das metodologias de ensaios de AC são cruciais para os futuros processos de Avaliação da Conformidade. Isso não só eleva o nível de qualidade e segurança operacional no SISCEAB, mas também garante a eficácia da prestação de serviço seguro e eficiente ao usuário final do controle do espaço aéreo."

Durante as semanas de trabalho no LABELO/PUC-RS, a equipe dedicou-se a validação da metodologia para uma série de parâmetros importantes de sensores de direção e velocidade do vento, como faixa de medição, exatidão, resolução e intervalo de amostragem. Também foram validadas metodologias para sensores de visibilidade vertical, incluindo sua faixa de medição, exatidão, tempo de resposta, unidades de medida, capacidade de detecção de contaminação e a segurança ocular dos lasers utilizados. A colaboração com o LABELO/PUC-RS, um centro de excelência em ensaios e calibração, foi fundamental para a execução dessa atividade, utilizando infraestrutura e expertise de ponta.

 

Essa missão representa um marco importante na garantia da qualidade, segurança e confiabilidade dos PCEA, contribuindo diretamente para a segurança e modernização do SISCEAB.

DIVISÃO DE CONFORMIDADE DO ICEA RUMO A EXCELÊNCIA!

Acesso Rápido

ICEA - Divisão de Conformidade

Canais de Comunicação